A a . p é ateliê é resultado da soma da vontade de criar e fazer arte, por mãe e filha, que através de peças artesanais, buscam levar afeto e reconectar as pessoas com trabalhos manuais. Foi em um ateliê no interior de São Paulo, que Marta tirou os desenhos e sonhos de Marcela do papel. Através de retalhos de tecido, criam juntas peças de uso diário feitas a mão, com uma estética atual carregada de carinho e com extrema qualidade.
O foco principal da marca é a produção de bolsas, mochilas e pochetes, mas hoje também conta com uma família de artigos do dia-a-dia entre acessórios, itens de decoração e utilitários de cozinha. Desde a escolha da linha até o cartão da embalagem, buscamos pelas soluções que geram menos impacto no meio-ambiente, dentro das nossas limitações. Além do reaproveitamento de tecidos, fazemos uso apenas de matéria-prima vegetal e buscamos a cada dia priorizar escolhas com menor impacto ambiental, tanto no que se diz a qual fibra vegetal estamos usando, quanto qual o deslocamento máximo que determinamos para que os itens cheguem até nosso ateliê. Nosso objetivo é seguir nessa direção, e estabelecendo mais parcerias que promovam ações ecológicas, como a que fizemos com a Associação Mar Limpo, em que reutilizamos redes de pesca que seriam descartadas, para a criação de uma bolsa que busca substituir sacolas plásticas, e que para além da pauta principal, também se preocupa com estética e design.
Nossa produção é pequena e por esse motivo preferimos dar prioridade ao sistema de encomenda. Assim evitamos compras exageradas de material e, consequentemente evitamos estoques de peças que ainda não foram vendidas. Dessa maneira, também fazemos um convite às pessoas a participarem da escolha dos materiais da sua peça -gerando maior conexão com a experiência- e acompanharem o processo manual -em que a pressa não faz parte-, o que nos parece pertinente e interessante no contexto atual de consumos imediatos, compulsórios e com pouco significado. Além da Marta, hoje a a . p é também conta com as mãos e talento da Teresa e da Fátima, que foram escolhidas a dedo para continuar costurando nossos sonhos. Torcemos para que essa lista de mulheres aumente, não apenas no nosso projeto, mas em todos aqueles que buscam resgatar e valorizar os saberes ancestrais.
Há pouco tempo nos mudamos para uma praia em Santa Catarina, em busca de uma melhor qualidade de vida e mais próxima à natureza. Isso vem nos motivando ainda mais a seguir essa vontade que transborda de sair criando peças úteis, elegantes e sustentáveis. Úteis e sustentáveis são características que já deixamos mais explícitas nessa descrição, mas vale ressaltar que nos preocupamos em seguir um design mais atual porém que não se entrega totalmente ao minimalismo. Afinal, nos interessa, e muito, os detalhes. Essa somatória de linhas mais sóbrias, com detalhes nas suas mais variadas expressões, com material de qualidade e artesãs apaixonadas e habilidosas, faz com que cada peça seja única, elegante e muito charmosa.